Prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti (PSD), de 89 anos, foi afastado do cargo pela Justiça na manhã desta quarta-feira (4). De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ele é suspeito de integrar um grupo criminoso que desviou recursos públicos da gestão municipal. O esquema era liderado pelo secretário de Governo, Alexandre Cavalcanti, que é filho do prefeito.
Além do gestor do município da Mata Sul, o filho do prefeito e outros seis servidores públicos também foram afastados durante a terceira etapa da Operação Gênesis, que contou com o apoio das polícias Civil e Militar. Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.
Os indícios de atos de improbidade que sustentaram o pedido de afastamento do prefeito e demais agentes públicos foram obtidos mediante a apreensão e análise de documentos nas etapas anteriores da Operação Gênesis, desencadeada pelo Grupo de Apoio Especializado de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPE).
Nas etapas da operação, “foram comprovadas práticas como fraudes em licitações, vendas de notas fiscais, contratação de empresas laranjas” e má administração de recursos públicos, segundo o Ministério.
Em paralelo ao afastamento do prefeito, foram oficialmente notificados o vice-prefeito e a Câmara de Vereadores de Catende para proceder à realização de sessão extraordinária da casa, a fim de que o vice-prefeito assuma o Poder Executivo municipal.
Do G1 Caruaru