Paraíba tem 3º maior índice de abstenção do Nordeste no Enade

 

A Paraíba registrou uma abstenção de 17,6% no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que aconteceu neste domingo (25). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, o índice de faltosos no estado foi o terceiro maior do Nordeste. No país, a abstenção registrada foi de 16,2%. Se inscreveram 550.842 estudantes.

O índice de abstenção registrado na Paraíba só foi menor do que os de Pernambuco, 19,6% e Alagoas, 17,7%. O menor número de faltosos da região Nordeste foi o de Sergipe, com 12,2%.

Segundo o Inep, a aplicação foi tranquila nos 1.585 locais de prova. Foram registradas apenas três ocorrências, relacionadas à interrupção temporária de energia em todo o país. Foram eliminados seis participantes, por porte de aparelho de celular e por uso incorreto do objeto porta-objetos.

O Exame teve quatro horas de duração e os participantes de 27 áreas responderam a 40 questões. O Enade é composto por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico.

O gabarito preliminar e os critérios que serão considerados na correção das questões discursivas serão publicados no Portal do Inep a partir da próxima quarta-feira (28).

Os resultados de desempenho do estudante serão disponibilizados exclusivamente para o participante, no Sistema Enade, por meio do Boletim de Desempenho Individual do Estudante, a partir de 30 de agosto de 2019. Para a mesma data está prevista a divulgação dos resultados de cursos, IES e áreas de avaliação. Eles serão disponibilizados para consulta pública no Diário Oficial da União, Sistema Enade, Sistema e-MEC e Portal do Inep, na forma de conceitos, relatórios, microdados e sinopse estatística.

Em 2018, o Enade avaliou estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Do G1 PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *