Foto: Internet

O índice de preços ao consumidor amplo, o famoso ipca, ficou em 0,19% no mês de agosto em relação a julho, segundo dados divulgados nessa quarta-feira (6) pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (ibge).

Para os meses de agosto, foi a menor variação desde 2010 (0,04%). Em agosto de 2016, o índice havia registrado variação de 0,44%.

No ano, o acumulado foi de 1,62%, bem abaixo dos 5,42% registrados em agosto do ano passado. Esse foi o menor acumulado no ano para um mês de agosto desde a implantação do plano real no ano de 1994.

O maior impacto no sentido da alta da inflação veio do grupo dos transportes (1,53%), com destaque para os combustíveis (6,67%), em especial para o litro do etanol que ficou, em média, 5,71% mais caro.

Já a gasolina subiu 7,19%, em razão do aumento na alíquota do pis/cofins, em vigor desde julho, e da política de reajustes de preços dos combustíveis. Dentro do período de coleta do ipca de agosto, segundo o ibge, foram anunciados 19 reajustes de preços da gasolina.

 

(Do G1)

Compartilhe.

Sobre o autor

Deixe um comentário