Pernambuco recebeu, nesta sexta (18), mais 65 mil unidades de CoronaVac. As vacinas serão usadas para a segunda dose. Esse tipo de imunizante estava em falta em diversos municípios. De acordo com o governo, mutirões foram autorizados no sábado (19) e domingo (20), para acelerar a campanha (veja quais cidades do Grande Recife e interior planejaram ações mais abaixo).

A nova remessa chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana, na manhã desta sexta.

As doses foram encaminhadas à sede do Plano Nacional de Imunização, na Zona Norte. Lá, devem ser checadas e separadas para seguirem em direção às Gerências Regionais de Saúde (confira, ao fim da reportagem, quantas doses vão para cada município).

Segundo Longo, devem ser separadas 49.250 doses para esses municípios. O saldo restante deve ser destinado ao estoque estratégico do governo.

Nesta sexta-feira (18), o secretário afirmou que pediu ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde que todas as cidades de Pernambuco façam mutirões e campanhas para conscientização da importância da segunda dose das vacinas.

Ele disse que, prioritariamente, os esforços devem ser para regularizar os atrasos nas segundas doses da CoronaVac. Alguns municípios já anunciaram mutirões de vacinação para o final de semana.

“Pedimos aos municípios que fizessem um esforço adicional para aplicar essas segundas doses que estão faltando aos seus munícipes e que montassem esquemas especiais, inclusive nos finais de semana”, afirmou André Longo, na manhã desta sexta-feira (18), em entrevista ao Bom Dia PE.

Ao todo, Pernambuco já tinha encaminhado, entre maio e junho, 61.670 doses extras para os municípios que informaram falta da segunda dose da Coronavac/Butantan.

Mutirões

 

Com a autorização do estado para realização de mutirões durante o final de semana, alguns municípios já anunciaram estratégias especiais para aplicar a segunda dose de CoronaVac em pessoas que estão com a imunização atrasada. Confira:

Recife

O Recife faz mutirão no sábado (19) e no domingo (20) para vacinar pessoas com a segunda dose em atraso tanto da CoronaVac, quanto da AstraZeneca. O atendimento acontece em quatro pontos da cidade, com agendamento prévio pelo ConectaRecife.

A prefeitura considera atrasadas as aplicações de quem tomou Coronavac há mais de 28 dias ou Astrazeneca há mais de três meses.

Segundo a Secretaria de Saúde da capital, das 7.001 pessoas que ainda não voltaram a um dos postos para receber a segunda dose, 5.061 tomaram CoronaVac e outras 1.940, AstraZeneca.

As pessoas com a segunda dose em atraso devem agendar a vacinação entre 7h30 e 18h30, em quatro pontos:

  • Dnocs (Tamarineira)
  • Geraldão (Imbiribeira)
  • Unicap (Boa Vista)
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (Dois Irmãos)

 

Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão dos Guararapes, a prefeitura anunciou que as pessoas que aguardam a segunda dose da CoronaVac não precisam agendar a imunização. Elas devem ser informadas sobre data e local da aplicação da vacina no aplicativo ou site De Olho na Consulta.

No sábado (19), os pontos de vacinação devem funcionar das 8h às 16h. No entanto, no período manhã, a vacinação é para as pessoas que já haviam agendado a aplicação de outros imunizantes, Astrazeneca/Fiocruz ou Pfizer/BioNTech.

Já o período da tarde deve ser utilizado exclusivamente para aplicação das doses de CoronaVac. No domingo (20), a vacinação acontece das 8h às 13h, apenas para CoronaVac.

Em Jaboatão a aplicação de segunda dose acontece nos seguintes pontos:

  • Casa da Cultura, em Jaboatão Centro;
  • Praça Murilo Braga, em Cavaleiro;
  • Escola Municipal Iraci Teixeira, no Curado;
  • Escola Municipal Benjamin Constant, no Socorro;
  • Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres;
  • Faculdade Metropolitana, em Piedade;
  • Shopping Guararapes, em Piedade;
  • Sesc, em Piedade;
  • UniFG, em Piedade;
  • Policlínica Marinha Melo, em Vila Rica, em funcionamento apenas no domingo (20).
Share:

author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *