Pernambuco começou, nesta quarta-feira (26), uma quarentena rígida em 65 municípios do estado (confira lista de municípios mais abaixo). Cidades como CaruaruGaranhuns Limoeiro, no Agreste, fazem parte dos locais que devem respeitar as restrições impostas devido à alta de casos da Covid-19 na região. As medidas seguem até o dia 6 de junho (veja vídeo acima).

Nesse primeiro dia, pessoas foram vistas andando pelas ruas de Limoeiro sem máscara. Em todo o estado, é preciso usar a proteção no rosto ao sair de casa. A fiscalização foi reforçada pelo governo estadual e por municípios para garantir que as restrições sejam obedecidas.

A aceleração da pandemia no Agreste provocou um aumento de 50% na procura por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nos últimos 15 dias, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo, na terça (25). Segundo o secretário, existe a suspeita da circulação de variantes da doença na região.

De acordo com o decreto publicado pelo governo do estado na terça-feira (25), a divisão das restrições segue a organização das Gerências Regionais (Geres). No caso das Geres 2, 4 e 5, que têm como cidades polo Caruaru, Garanhuns e Limoeiro, apenas serviços autorizados foram liberados durante o período de quarentena.No Grande Recife e em algumas cidades da Zona da Mata, há restrições mais rígidas de atividades nos finais de semana, com fechamento de praias, parques, bares e outros serviços, também até 6 de junho. De segunda a sexta-feira, o comércio em geral, incluindo shopping e galerias comerciais, pode funcionar, mas respeitando horários específicos.

Em todo o estado foi proibida a prática de atividades em clubes sociais, esportivos e agremiações; e o funcionamento de salas de cinema, teatros, museus e demais espaços culturais, além de parques de diversão, parques temáticos e similares. As cirurgias eletivas também seguem suspensas.

Práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer também seguem proibidas, com exceção de jogos de futebol profissional, que podem acontecer sem a presença do público.

Share:

author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *