Gazeta FM 95,3 | São José do Egito PE

Notícias

Sobe para oito o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco

Subiu para oito, neste domingo (15), o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Ao todo, segundo o governo do estado, são 127 notificações, com 47 descartes, 61 suspeitas e 11 casos prováveis. No sábado (14), foi identificado o primeiro caso de transmissão local, que é quando ainda é possível detectar o paciente transmissor.

O governo considera casos prováveis as pessoas que tiveram contato direto com pacientes que tiveram o exame confirmado para coronavírus e que apresentaram sintomas da Covid-19. As informações foram divulgadas no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, durante reunião entre o governador Paulo Câmara (PSB) e o secretariado.

Em relação ao boletim divulgado no sábado (14), houve o acréscimo de um caso confirmado. Segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, se trata de mais um caso de transmissão que ocorreu fora do Brasil.

“Esse caso é importado, de uma pessoa que passou por França e Espanha. É uma mulher, de 58 anos, moradora do Recife. Ela está em isolamento domiciliar”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Longo, um dos casos negativados neste domingo (15) foi o da irlandesa que estava a bordo do navio Silver Shadow, isolado no Porto do Recife depois que um idoso de 78 anos foi internado e teve o exame positivo para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Também estávamos investigando o caso da empregada doméstica do casal que viajou para a Itália e teve exames confirmando o coronavírus. Ela [a doméstica] testou negativo para o novo vírus, mas positivo para um antigo tipo de coronavírus, que não tem a ver com a Covid-19. Por causa disso, em sete dias, teremos que repetir”, afirmou o secretário.

De acordo com o governador Paulo Câmara, o aumento do número de casos já era esperado. “A gente está trabalhando num cenário de os casos, desde o primeiro, serem ampliados. Não temos nenhum caso que não se saiba de onde veio a transmissão e só temos uma transmissão por contato com outra pessoa. Isso faz com que as medidas tenham algum alcance, mas fiquem, majoritariamente, restritas ao Recife”, afirmou o governador.

Desde a sexta-feira (13), Pernambuco tem realizado os próprios exames para diagnosticar o novo coronavírus. Foram enviados, pelo Ministério da Saúde, 240 kits de testagem rápida e os profissionais foram capacitados para realizar o diagnóstico.

“Nossa meta é ampliar a testagem em Pernambuco. Temos acompanhado o crescimento da necessidade de mais exames e vamos repor os kits para que fiquemos preparados. Desde a sexta, já estamos fazendo os exames aqui e isso deu uma velocidade nos descartes. Já estamos com oito casos confirmados e, com esses diagnósticos, as ações poderão acontecer de forma mais ordenada”, declarou Paulo Câmara.

Com informações do G1 PE

Deixe seu comentário