O Padre Pajeuzeiro Airton Freire recebe medalha do Mérito do TJPE

O Padre Airton Freire receberá uma homenagem do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pelo trabalho realizado à frente da Fundação Terra, que em 2019, completa 35 anos de atuação. O religioso receberá a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, no dia 13 de agosto, às 17h, no Teatro Santa Isabel.

Esse é um reconhecimento que visa agraciar o trabalho de personalidades que contribuem de forma efetiva com a justiça e a melhoria da sociedade, inclusive é a mais alta condecoração da justiça de Pernambuco.

Padre Airton Freire nasceu em 29 de dezembro de 1955, no Pajeú, no município de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco. Possui formação em filosofia, teologia e psicologia e ordenou-se padre diocesano em 13 de fevereiro de 1982.

Ao falar de si, costuma dizer que é um homem vestido com roupa de saco amarrada com uma corda, pois é assim que transita em qualquer lugar. Dois anos após ter sido ordenado padre, foi designado pela Diocese de Pernambuco para exercer seu sacerdócio na antiga Rua do Lixo, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife.

Em 1984, o Padre Airton criou a Fundação Terra, uma organização que surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais.

Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do serviço social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 125 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Padre Airton é autor de cerca de 100 livros e inúmeros discos de músicas e de mensagens espirituais gravadas em áudio. Sua obra destaca-se pela simplicidade e expressão de um profundo conhecimento da alma humana, dos anseios dos homens e das aflições experimentadas no mundo contemporâneo.





Deixe uma resposta