Cantores se mobilizam para transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil

Uma mobilização que une cantores brasileiros busca transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil. O movimento, que surgiu na Paraíba em 2015, tem representantes em 14 estados do país. Em visita ao Recife, um dos artistas engajados nesse objetivo, o cantor baiano Del Feliz, falou sobre a importância do ritmo para a cultura brasileira.

Criado pela professora paraibana Joana Alves, por meio do Fórum Forró Pé de Raiz, o movimento tem a intenção de conseguir, além do título de patrimônio imaterial, políticas de proteção para o chamado “forró de raiz” e, assim, incentivar a produção dos pequenos representantes do ritmo.

Segundo Del Feliz, existe uma descaracterização tanto das festas de São João quanto do ritmo em si. Para ajudar a integrar as pessoas na causa, os participantes do movimento lançaram uma canção sobre o forró e as festas juninas chamada “Eu sou o São João”. Entre os artistas que participam da gravação da música e do vídeo, estão Elba RamalhoSantannaAlcymar Monteiro e Nando Cordel.

Do G1 Caruaru





Deixe uma resposta